www.google.com.br

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso História da Química, na EE Mário Quirino.

Acadêmicos da Universidade Estadual do Amapá - UEAP promoveram neste mês de setembro um Curso sobre a História da Química, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio da E. E. Mário Quirino da Silva.

O Curso teve como objetivo despertar o gosto pela Ciência, através de uma metodologia de ensino interdisciplinar, para que o aluno se interesse mais pelos conteúdos curriculares em estudo e que fazem parte de seu dia a dia.

Os palestrantes foram os acadêmicos do 8o. semestre do Curso de Licenciatura Plena em Química da UEAP, Anderson Lopes e Arley Sales. Tiveram o apoio da professora Eunice Cristiane, que ministra as aulas de Química na nossa Escola.

Para Anderson a turma foi bastante atenta e coesa. Segundo ele "...os alunos demonstraram interesse e acompanharam o ritmo das aulas que contou 3.000 anos da História da Química em 18h. É uma turma promissora!", comentou.

A acadêmica Arley falou que "...a turma superou as expectativas em relação à disciplina e principalmente quanto ao rendimento, foi bastante participativa e quase não houve evasão." Fato que considerou muito bom, pois, geralmente, os alunos têm certa aversão à Química. Parabéns Alunos e Alunas MQS!

Nossos alunos da turma 212em fizeram comentários a respeito do curso: Alciara disse que foi importante aprender sobre a História da Química; Raissa falou que ajudou a compreensão da matéria das aulas de Química; Odair comentou que foi interessante conhecer sobre a origem e a descoberta dos elementos químicos e a construção da tabela períodica; Maicon falou que a compreensão e entendimento do assunto faz a matéria parecer mais fácil.
A aluna Cássia, da turma 822, que participou do curso, confirmou essa facilitação do conhecimento.

Agradecemos a confiança depositada em nossos alunos e PARABÉNS a todos os participantes do Curso!

Profa. Cleide Lopes.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MQS nas Olimpíadas Escolares 2011

A EE Mário Quirino da Silva teve brilhante participação nas Olimpíadas Escolares 2011.

Foram três participações individuais (atletismo, natação e judô) e duas equipes nas modalidades de futsal e voleibol masculinos.

A direção escolar vem em público agradecer a esses jovens atletas que demonstraram garra e determinação para superar os obstáculos que se opuseram a sua participação nos jogos escolares, pois, enfrentaram falta de apoio técnico, falta de espaço físico para os treinos e material adequado, entre outras dificuldades. E, mesmo assim, representaram honrosamente nossa Escola.

Agradecemos, imensamente, aos professores Ernestino Cunha e Elinaldo Assis pelo apoio logístico que deram aos nossos times durante as partidas. Também, à professora Eliete Ramos, diretora da EE Coelho Neto, que nos cedeu a quadra de esporte de sua escola. E, ainda, aos familiares dos alunos e amigos da escola que estiveram na torcida.

Queridos ALUNOS, saimos da Competição, porém, quem realmente perdeu foi ela própria que não terá nossa valiosa presença nos últimos jogos.

Esta direção confia em vocês!

TODOS SOMOS VENCEDORES!
Profa. Cleide Lopes.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Oficina ABC do LINUX


Mais uma turma de professores da Escola Mário Quirino conclui o curso de educação digital.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O PRIMEIRO GOVERNADOR DO AMAPÁ

A nomeação do primeiro governador do Território Federal do Amapá ocorreu no dia 27 de dezembro de 1943, com a escolha do Capitão do Exército, Janary Gentil Nunes, que contava na época com 31 anos de idade, teve como padrinho político o General João Alvares de Azevedo Costa, pois, também concorria ao cargo o Capitão Emanoel de Almeida Morais, que fora prefeito de Manaus por duas vezes e governador interino do Amazonas.
Em 25 de janeiro de 1944, houve a implantação da Administração Territorial. Pelo Decreto de 23 de setembro de 1943, a capital do recém criado Território era a cidade de Amapá, porém, em 31 de maio de 1944, o presidente da república Getúlio Vargas decreta Macapá, como capital. A mudança aconteceu pela distância e falta de estrutura do município de Amapá, haja vista a proximidade de Belém com Macapá e seu desenvolvimento.

Janary Nunes governou o Território do Amapá por mais de doze anos, exercendo um governo autoritário e populista, mas tomando muitas decisões, visando o bem estar do povo, como:
-Integrou amapaenses ao serviço público;
-Dinamizou o sistema educacional, construindo novas escolas e reciclando os professores;
-[Programou] a agricultura e pecuária criando os pólos de produção, como a Colônia Agrícola do Matapi e Posto Agropecuário de Fazendinha;
-Iniciou o ordenamento urbanístico de Macapá, saneando e construindo o Hospital Geral, a Maternidade e postos médicos na zona rural. SANTOS, Fernando Rodrigues. História do Amapá. 6ª Ed. Valcan. Macapá, 2001. pp 67 à 68.


Outros acontecimentos fizeram parte do governo de Janary, 25 de maio de 1945, criação do município de Oiapoque, 1947 foram iniciadas as obras de infra-estrutura do projeto ICOMI, para e exploração de manganês no Amapá. Janary Nunes deixou o governo em 05 de fevereiro de 1956, indo presidir a Petrobrás.
O JANARISMO:
Janary Nunes governou dentro do que fora estabelecido por Vargas, “Sanear, Educar e Povoar”, os Territórios Federais, aproximou-se de lideranças do interior, religiosos, comerciais entre outros, viagens constantes aos municípios, assistencialismo, trazendo discórdias em vários grupos.

Os descontentes com o governo, um número contável de cidadãos, caracterizavam-se uns por divergirem da sua forma de governar e outros por terem sido preteridos e se sentirem desprestigiados na distribuição de cargos e benesses governamentais, sem que, ainda, significasse ameaça a hegemonia janarista... SANTOS, Fernando Rodrigues. História do Amapá: da Autonomia Territorial ao fim do Janarismo – 1943 a 1970. Macapá/AP: Editora e Gráfica O Dia S.A. 1998. P. 39.

Então, como a maioria desses governadores indicados que para cá vieram, Janary atrelou sua administração a pretensões políticas, em 1962 foi eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão.

SUGESTÃO:

8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas/SP, Editora da UNICAMP. 4ª ed. 1996.
SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá. Macapá: Editora Valcam, 2001.
______________. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do janarismo – 1943 a 1970. Macapá/AP: Editora e Gráfica O Dia S.A. 1998.


QUER SABER MAIS DE HISTÓRIA DO AMAPÁ, ACESSE: http://historiaeliel.blogspot.com