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sexta-feira, 30 de agosto de 2013

I HAVE A DREAM ("EU TENHO UM SONHO")



ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFº ELIEL – HISTÓRIA – TURMA: ____ MQS

Em 1963, Martin Luther King (1929-1968) proferia seu mais famoso discurso: I have a dream” ( “eu tenho um sonho” ). Leia abaixo um pequeno trecho para responder às perguntas.

Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.  Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.  Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.  Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.  Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.

 Disponível em www.palmares.gov.br
Acesso em 29 de novembro de 2012 às 16h57min.

SUGESTÕES: TODAS AS SÉRIES FUNDAMENTAL E MÉDIO.

a)      Nesse discurso, Martin Luther King defende o fim da discriminação racial. De que modo o líder negro apresentou suas ideias nesse texto? Responda à pergunta dizendo se Martin Luther King utilizou argumentos racionais, metáforas, reformas políticas, alterações jurídicas etc. Justifique.








b)      Identifique os dois estados norte-americanos citados pelo líder negro. Em seguida, localize-os num mapa, pesquise e responda como era a convivência entre negros e brancos nesses estados na época do discurso.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Chegada da República em Terras Tucujus



HISTÓRIA – PROFESSOR ELIEL – ALUNO (A): ________________________ TURMA: ____
AULAS TRABALHADAS COM A 4ª ETAPA-EJA TURMA 413 E 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS 312 E 3313. APÓS CONCLUIRMOS A PARTE DO ASSUNTO O ESTADO BRASILEIRO SOB A REPÚBLICA. ESTUDAMOS ESSE ASSUNTO EM TERRAS TUCUJUS E FINALIZAMOS COM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA COM DESTAQUE PARA A HISTÓRIA DO AMAPÁ.



A Chegada da República em Terras Tucujus

A palavra república vem do latim, (res=coisa; pública=do povo) significa governo da coisa do povo, da coisa pública, do bem comum. A Monarquia caiu no Brasil no final do século XIX, sendo substituído pela República, o Brasil mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade: trocava de bandeira, separava a Igreja do Estado, fazia uma nova Constituição, tudo no clima da nova ordem que interessava às elites.
 “Aristides Lobo, ministro do primeiro governo republicano, manifestou sua decepção com a ausência de participação popular na proclamação da República. Numa observação que ficou famosa, disse que o povo assistiu a tudo ‘bestializado’, supondo ver talvez uma parada militar...” (COTRIM, 2005, p. 457)
As elites dirigentes dos municípios de Macapá e Mazagão, (esses lugares pertenciam à época a Província do Grão-Pará), não ficaram alheias às manifestações republicanas, a grande maioria aderiu à causa, alguns preferiram a neutralidade, principalmente os proprietários de escravos, que ainda existiam em Macapá, (1886, ano de criação do Clube Republicano, na capital da Província) esse grupo era formado por indivíduos que apoiavam a abolição da escravatura e também faziam oposição à Monarquia.
Quando, em 15 de novembro de 1889, o Brasil passou a adotar o governo republicano, a mudança política não surpreendeu e tampouco causou algum dano político, econômico e social aos macapaenses e mazaganenses. Aceitavam o fim da monarquia como algo natural e necessário, porque sob essa forma de governo haviam sido importantes quando representavam núcleos pioneiros de exploração e posse da terra, porém, passada essa fase, foram relegados ao descaso e abandono. Confiavam que o governo da República revertesse essa caótica situação que ameaçava a soberania nacional sobre a região. (SANTOS, 2001, p. 45)
No dia 1º de dezembro de 1889, foi oficialmente feita à adesão dos tucujus ao poder republicano, as Câmaras Municipais de Macapá e Mazagão enviaram documentos ao governo provisório instalado em Belém. A partir de então houve reformulação no sistema de administração municipal, foram suspensas as prerrogativas das Câmaras dos dois municípios, responderiam respectivamente por essas regiões os coronéis Coriolano Jucá e Manoel Valente Flexa.
O Conselho de Intendência Municipal foi criado pelo em 10 de março de 1890, pelo governador do Pará, Justo Leite Chermont, os integrantes desse Conselho deveriam ser eleitos para um mandato de três anos, sendo o mais votado, intendente, e os demais conselheiros.
Mas, os primeiros a comporem essa nova forma de governo municipal na região, foram nomeados. No Mazagão, o coronel Manoel Antonio Flexa passou a ser o intendente, entretanto, em Macapá, a mudança foi substancial. Foi nomeado intendente, o coronel Fernando Álvares da Costa, e conselheiros Manoel Francisco de Paula Balieiro, José Antonio Siqueira, Paulino Antonio Rôlla, Bartholomeu Florentino Picanço, Theodoro Manoel Mendes e Belmiro José dos Santos, sendo este último remanescente da extinta Câmara Municipal. (SANTOS, 2001, p. 46)
Então nenhuma mudança significativa ocorreu em nossas terras com a chegada da República no Brasil. Foi na verdade uma extensão também dos reflexos daquele movimento no país.

ATIVIDADE
1 – RESPONDA:
A)    POR QUE OS MACAPAENSES E MAZAGANENSES ERAM A FAVOR DO GOVERNO REPUBLICANO?
B)     QUAL A NOVA MODALIDADE ADMINISTRATIVA MUNICIPAL IMPLANTADA COM O ADVENTO DA REPÚBLICA?
C)     HOUVE ALGUMA MUDANÇA SIGNIFICATICA EM MACAPÁ E MAZAGÃO, APÓS O DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889? JUSTIFIQUE.



SUGESTÕES:



PODERÁ SER TRABALHADO COM A 4ª ETAPA-EJA, 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.



BIBLIOGRAFIA:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2005.
SANTOS, Fernando Rodrigues. História do Amapá. Macapá: Valcan, 2001.
SCHMIDT, Mª Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. SP: Scipione, 2009.
VAINFAS, Ronaldo e outros. História vols. 1, 2 e 3. SP: Editora Saraiva, 1ª edição, 2010.
VICENTINO, Cláudio e DÓRICO, Gian Paolo. HISTORIA- Ensino Médio São Paulo. Editora Scipione.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Começou hoje dia 14 de agosto de 2013 a triagem na Escola Mário Quirino para o Programa SAÚDE NA ESCOLA do Ministério da Saúde e Educação.
Neste primeiro momento serão atendidos os discentes das 4ª séries e no decorrer da semana os demais irão ser atendidos. À tarde, haverá consulta médica  onde farão a equidade visual.
Após esse procedimento acontecerá palestras educativas às 6ª feiras que serão ministradas pela equipe Estratégia Saúde da Família 015 - UBS - Congós, sob supervisão da enfermeira Rivanete Alves.
Alunos sendo atendidos pela equipe da UBS - Congós.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

No último sábado (10/08/13) a Escola Mário Quirino, homenageia os estudantes com uma belíssima programação: Futsal, voleibol, cinema, pingue-pongue, xadrez, jogo de dominó, jogo de dama, jogo de baralho, pintura corporal, apresentação artística e exibição de slides, encerrando às 12 horas com big  feijoada.


 Torneio de pingue-pongue.
 Refeitório apresentação grupo da escola
 Expectadores.
 Aluno recitando poesia.
 Apresentação
 Centrinho torneio de futsal.

com uma belíssima programação: Futsal, voleibol, cinema, pingue-pongue, xadrez, jogo de dominó, jogo de dama, jogo de baralho, pintura corporal, apresentação artística e exibição de slides, encerrando às 12 horas com big 
 feijoada.


 Futsal



 Voleibol (frente da escola)







 Sala de cinema