www.google.com.br

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O PRIMEIRO GOVERNADOR DO AMAPÁ

A nomeação do primeiro governador do Território Federal do Amapá ocorreu no dia 27 de dezembro de 1943, com a escolha do Capitão do Exército, Janary Gentil Nunes, que contava na época com 31 anos de idade, teve como padrinho político o General João Alvares de Azevedo Costa, pois, também concorria ao cargo o Capitão Emanoel de Almeida Morais, que fora prefeito de Manaus por duas vezes e governador interino do Amazonas.
Em 25 de janeiro de 1944, houve a implantação da Administração Territorial. Pelo Decreto de 23 de setembro de 1943, a capital do recém criado Território era a cidade de Amapá, porém, em 31 de maio de 1944, o presidente da república Getúlio Vargas decreta Macapá, como capital. A mudança aconteceu pela distância e falta de estrutura do município de Amapá, haja vista a proximidade de Belém com Macapá e seu desenvolvimento.

Janary Nunes governou o Território do Amapá por mais de doze anos, exercendo um governo autoritário e populista, mas tomando muitas decisões, visando o bem estar do povo, como:
-Integrou amapaenses ao serviço público;
-Dinamizou o sistema educacional, construindo novas escolas e reciclando os professores;
-[Programou] a agricultura e pecuária criando os pólos de produção, como a Colônia Agrícola do Matapi e Posto Agropecuário de Fazendinha;
-Iniciou o ordenamento urbanístico de Macapá, saneando e construindo o Hospital Geral, a Maternidade e postos médicos na zona rural. SANTOS, Fernando Rodrigues. História do Amapá. 6ª Ed. Valcan. Macapá, 2001. pp 67 à 68.


Outros acontecimentos fizeram parte do governo de Janary, 25 de maio de 1945, criação do município de Oiapoque, 1947 foram iniciadas as obras de infra-estrutura do projeto ICOMI, para e exploração de manganês no Amapá. Janary Nunes deixou o governo em 05 de fevereiro de 1956, indo presidir a Petrobrás.
O JANARISMO:
Janary Nunes governou dentro do que fora estabelecido por Vargas, “Sanear, Educar e Povoar”, os Territórios Federais, aproximou-se de lideranças do interior, religiosos, comerciais entre outros, viagens constantes aos municípios, assistencialismo, trazendo discórdias em vários grupos.

Os descontentes com o governo, um número contável de cidadãos, caracterizavam-se uns por divergirem da sua forma de governar e outros por terem sido preteridos e se sentirem desprestigiados na distribuição de cargos e benesses governamentais, sem que, ainda, significasse ameaça a hegemonia janarista... SANTOS, Fernando Rodrigues. História do Amapá: da Autonomia Territorial ao fim do Janarismo – 1943 a 1970. Macapá/AP: Editora e Gráfica O Dia S.A. 1998. P. 39.

Então, como a maioria desses governadores indicados que para cá vieram, Janary atrelou sua administração a pretensões políticas, em 1962 foi eleito deputado federal pelo Partido Democrata Cristão.

SUGESTÃO:

8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas/SP, Editora da UNICAMP. 4ª ed. 1996.
SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá. Macapá: Editora Valcam, 2001.
______________. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do janarismo – 1943 a 1970. Macapá/AP: Editora e Gráfica O Dia S.A. 1998.


QUER SABER MAIS DE HISTÓRIA DO AMAPÁ, ACESSE: http://historiaeliel.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc nem sabe a alegria de ver tantas coisas boas acontecendo na escola. Parabéns.