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segunda-feira, 12 de março de 2012
A arte da primeira metade do século xx
O início do século xx ampliou as conquistas técnicas e o desenvolvimento industrial do século anterior, mas foi marcado também por vários conflitos políticos: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, a formação do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha. Na primeira metade do século ocorreu ainda a Segunda Guerra Mundial. Na sociedade, acentuaram-se as diferenças entre as classes mais ricas e as mais pobres. Foi nesse contexto histórico que se desenvolveu a arte da primeira metade do século xx.
A pintura e a escultura
Na pintura e na escultura desenvolveram-se tendências artísticas como a Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Abstracionismo, o Surrealismo e a Futurismo. Cada qual a seu modo, elas expressaram as aflições e as esperanças da época.
O Expressionismo:
A emoção na distorção:
Observe que a figura representada parece contorcida sob o efeito de emoções como medo, aflição, incerteza. As linhas curvas do céu e da água, assim como a linha da ponte, conduzem o olhar do observador, a boca da figura, que se abre num grito perturbador.
O Fauvismo
Para Matisse, as figuras interessam como formas que constituem uma composição. Observe nesse quadro como as figuras humanas, o céu ao fundo e a terra formam um todo. Veja o emprego simples, mas intenso, das cores: o azul forte do céu, o verde da terra e o vermelho dos corpos. Note ainda a impressão de movimento que temos ao olhar as figuras que dançam entre o céu e a terra. Repare nos pés e nos braços das figuras: cada uma delas parece continuar o movimento iniciado pela outra, como numa roda que gira sem interrupção.
O Cubismo
Os horrores da guerra
Nesse enorme quadro Picasso utilizou apenas o preto, o branco e alguns tons de cinza, criando detalhes que impressionam o observador. Alem das pessoas mortas no chão, uma mulher segura uma criança e olha para cima como que procurando identificar de onde vêm as bombas; uma pessoa parece gritar em desespero; um cavalo, com o corpo contorcido, parece relinchar. Não vemos as bombas; apenas um c1arao ao fundo. Mas reconhecemos a violência da cena: um bombardeio sobre uma cidade desprotegida.
O Abstracionismo
Observe que nesta obra ainda podemos identificar (mesmo de forma simplificada) algumas lanças e montanhas, uma fortaleza e um arco-íris. Porem, mais que os objetos, reconhecemos uma serie de linhas diagonais e cores que vão do negro bem nítido ate borrões de cores suaves.
O Surrealismo
Na imagem ao lado o pintor representa o sono como uma cabeça que lembra um enorme lençol, apoiada em muletas. No conjunto da tela ha representações da realidade (casa, cachorro, mulher, barco)- em um espaço indefinido. Dada a ausência de lógica, a cena lembra imagens de um sonho.
O Futurismo
Futuro e velocidade
Esta escultura foi idealizada em 1913, mas foi fundida em bronze apenas em 1931. Observe como a obra, com mais de um metro de altura e feita com material pesado, transmite a ideia de um movimento vigoroso.
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