HISTÓRIA – PROFESSOR ELIEL – ALUNO (A):
________________________ TURMA: ____
AULAS TRABALHADAS COM A 4ª ETAPA-EJA
TURMA 413 E 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL TURMAS 312 E 3313. APÓS CONCLUIRMOS
A PARTE DO ASSUNTO O ESTADO BRASILEIRO SOB A REPÚBLICA. ESTUDAMOS ESSE
ASSUNTO EM TERRAS TUCUJUS E FINALIZAMOS COM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA COM
DESTAQUE PARA A HISTÓRIA DO AMAPÁ.
A Chegada da República em Terras Tucujus
A
palavra república vem do latim, (res=coisa; pública=do povo) significa governo
da coisa do povo, da coisa pública, do bem comum. A Monarquia caiu no Brasil no
final do século XIX, sendo substituído pela República, o Brasil mudava a forma
de governo sem revolucionar a sociedade: trocava de bandeira, separava a Igreja
do Estado, fazia uma nova Constituição, tudo no clima da nova ordem que
interessava às elites.
“Aristides Lobo, ministro do primeiro governo
republicano, manifestou sua decepção com a ausência de participação popular na
proclamação da República. Numa observação que ficou famosa, disse que o povo
assistiu a tudo ‘bestializado’, supondo ver talvez uma parada militar...”
(COTRIM, 2005, p. 457)
As
elites dirigentes dos municípios de Macapá e Mazagão, (esses lugares pertenciam
à época a Província do Grão-Pará), não ficaram alheias às manifestações
republicanas, a grande maioria aderiu à causa, alguns preferiram a
neutralidade, principalmente os proprietários de escravos, que ainda existiam
em Macapá, (1886, ano de criação do Clube Republicano, na capital da Província)
esse grupo era formado por indivíduos que apoiavam a abolição da escravatura e
também faziam oposição à Monarquia.
Quando,
em 15 de novembro de 1889, o Brasil passou a adotar o governo republicano, a
mudança política não surpreendeu e tampouco causou algum dano político,
econômico e social aos macapaenses e mazaganenses. Aceitavam o fim da monarquia
como algo natural e necessário, porque sob essa forma de governo haviam sido
importantes quando representavam núcleos pioneiros de exploração e posse da
terra, porém, passada essa fase, foram relegados ao descaso e abandono.
Confiavam que o governo da República revertesse essa caótica situação que
ameaçava a soberania nacional sobre a região. (SANTOS, 2001, p. 45)
No
dia 1º de dezembro de 1889, foi oficialmente feita à adesão dos tucujus ao
poder republicano, as Câmaras Municipais de Macapá e Mazagão enviaram
documentos ao governo provisório instalado em Belém. A partir de então houve
reformulação no sistema de administração municipal, foram suspensas as prerrogativas
das Câmaras dos dois municípios, responderiam respectivamente por essas regiões
os coronéis Coriolano Jucá e Manoel Valente Flexa.
O
Conselho de Intendência Municipal foi criado pelo em 10 de março de 1890, pelo
governador do Pará, Justo Leite Chermont, os integrantes desse Conselho
deveriam ser eleitos para um mandato de três anos, sendo o mais votado,
intendente, e os demais conselheiros.
Mas,
os primeiros a comporem essa nova forma de governo municipal na região, foram
nomeados. No Mazagão, o coronel Manoel Antonio Flexa passou a ser o intendente,
entretanto, em Macapá, a mudança foi substancial. Foi nomeado intendente, o
coronel Fernando Álvares da Costa, e conselheiros Manoel Francisco de Paula
Balieiro, José Antonio Siqueira, Paulino Antonio Rôlla, Bartholomeu Florentino
Picanço, Theodoro Manoel Mendes e Belmiro José dos Santos, sendo este último
remanescente da extinta Câmara Municipal. (SANTOS, 2001, p. 46)
Então
nenhuma mudança significativa ocorreu em nossas terras com a chegada da República
no Brasil. Foi na verdade uma extensão também dos reflexos daquele movimento no
país.
ATIVIDADE
1
– RESPONDA:
A) POR QUE OS MACAPAENSES E MAZAGANENSES ERAM A FAVOR DO
GOVERNO REPUBLICANO?
B) QUAL A NOVA MODALIDADE ADMINISTRATIVA MUNICIPAL
IMPLANTADA COM O ADVENTO DA REPÚBLICA?
C) HOUVE ALGUMA MUDANÇA SIGNIFICATICA EM MACAPÁ E
MAZAGÃO, APÓS O DIA 15 DE NOVEMBRO DE 1889? JUSTIFIQUE.
SUGESTÕES:
PODERÁ SER TRABALHADO COM A 4ª
ETAPA-EJA, 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
BIBLIOGRAFIA:
COTRIM,
Gilberto. História Global: Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2005.
SANTOS,
Fernando Rodrigues. História do Amapá. Macapá: Valcan, 2001.
SCHMIDT,
Mª Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. SP: Scipione, 2009.
VAINFAS,
Ronaldo e outros. História vols. 1, 2 e 3. SP: Editora Saraiva, 1ª edição,
2010.
VICENTINO,
Cláudio e DÓRICO, Gian Paolo. HISTORIA- Ensino Médio São Paulo. Editora Scipione.
Nenhum comentário:
Postar um comentário