www.google.com.br

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

I HAVE A DREAM ("EU TENHO UM SONHO")



ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFº ELIEL – HISTÓRIA – TURMA: ____ MQS

Em 1963, Martin Luther King (1929-1968) proferia seu mais famoso discurso: I have a dream” ( “eu tenho um sonho” ). Leia abaixo um pequeno trecho para responder às perguntas.

Eu digo a vocês hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.  Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.  Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.  Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.  Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com que regressarei para o Sul. Com esta fé nós poderemos cortar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé nós poderemos transformar as discórdias estridentes de nossa nação em uma bela sinfonia de fraternidade. Com esta fé nós poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, para ir encarcerar juntos, defender liberdade juntos, e quem sabe nós seremos um dia livre. Este será o dia, este será o dia quando todas as crianças de Deus poderão cantar com um novo significado.

 Disponível em www.palmares.gov.br
Acesso em 29 de novembro de 2012 às 16h57min.

SUGESTÕES: TODAS AS SÉRIES FUNDAMENTAL E MÉDIO.

a)      Nesse discurso, Martin Luther King defende o fim da discriminação racial. De que modo o líder negro apresentou suas ideias nesse texto? Responda à pergunta dizendo se Martin Luther King utilizou argumentos racionais, metáforas, reformas políticas, alterações jurídicas etc. Justifique.








b)      Identifique os dois estados norte-americanos citados pelo líder negro. Em seguida, localize-os num mapa, pesquise e responda como era a convivência entre negros e brancos nesses estados na época do discurso.

Nenhum comentário: